Não tocou?
Ouça ao vivo

Programa Meu Bairro Empreendedor Capacitará Empreendedores Em Três Bairros De Jacobina


A Prefeitura de Jacobina (PMJ), por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae e associações de bairros, inicia no mês de julho o ‘Programa Meu Bairro Empreendedor’. Com o objetivo de levar conhecimento, capacitação e qualificação aos empreendedores do município, a ação, que acontece pela primeira vez na cidade, contemplará empreendedores dos bairros Vila Feliz, Catuaba e Mutirão.

Jacobina tem crescido a passos largos, com grande movimentação no comércio varejista, atacadista, surgimento de pequenas indústrias e com o fortalecimento do setor de serviços, além da expansão de grandes empresas já sediados no município. Esse momento de expansão também chega aos bairros com o surgimento de novos pequenos negócios.

Por outro lado, a mudança no perfil dos novos postos de trabalho, que muitas vezes são impactados pela falta de qualificação e capacitação da mão de obra, possibilita que muitos empreendam por necessidade. E, assim, o Meu Bairro Empreendedor vai ofertar uma série de palestras, oficinas e consultorias, gratuitas.

“Pensando no processo contínuo do desenvolvimento econômico e social, o ‘Meu Bairro Empreendedor’ chega às comunidades de Catuaba, Mutirão e Vila Feliz para contribuir com o planejamento e organização dos pequenos negócios”, ressaltou Wagne Melkart, diretor de Indústria e Comércio do Município de Jacobina.

Já o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Paulo Henrique, a PMJ espera que os empreendedores em questão, abracem a ideia de que é possível ter desenvolvimento sustentável com responsabilidade social, a partir do local onde vivemos.

Catuaba

O bairro passou por uma verdadeira “explosão demográfica” a partir do empreendimento habitacional “Minha Casa, Minha Vida” onde foi implantado o Residencial Vivendas da Lagoa, com 638 apartamentos e mais de 2 mil novos moradores.

Isso ocasionou o surgimento de novos negócios, principalmente no varejo e na prestação de serviços, além do Meu Bairro Empreendedor, já acontece o programa técnico-social que está sendo desenvolvido por meio de parceria entre Prefeitura e Senai, capacitando jovens e adultos por meio de cursos nas áreas de gestão, vendas e formação técnica.

Mutirão

Contemplado com a chegada do Centro Universitário Ages, o bairro foi impulsionado pelo Curso de Medicina e, com isso, houve também uma grande procura por terrenos, casas e comércios no bairro. Em breve, a localidade receberá novos investimentos, como é o caso do Mercado do Produtor e Polo de Desenvolvimento Industrial e Econômico, bem como a perspectiva da chegada de condomínios. O bairro já conta com uma estrutura administrativa no setor de trânsito e segurança, marcada pela 16ª Coorpin e a 20ª CIRETRAN, atraindo as pessoas de toda a região, que necessitam utilizar estes serviços.

Vila Feliz

A Vila Feliz tornou-se desejo de moradia de muitas famílias, passando por uma mudança no perfil econômico no bairro, construção de casas de alto padrão, a chegada de um Centro de Educação Infantil, e logo ao lado um bairro planejado (Loteamento Morro do Ouro). Essas mudanças passaram a impactar diretamente na vida dos antigos e novos moradores, exigindo, principalmente de quem já empreende, passar por um processo de capacitação, para atender às novas demandas.

Mais informações nas redes sociais da PMJ: @prefeiturajacobina e https://jacobina.ba.gov.br
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Programa Meu Bairro Empreendedor Capacitará Empreendedores Em Três Bairros De Jacobina Programa Meu Bairro Empreendedor Capacitará Empreendedores Em Três Bairros De Jacobina Reviewed by Rádio Jacobina FM on junho 28, 2022 Rating: 5