O médico particular do presidente Lula, Dr. Roberto Kalil, e os médicos do hospital Sírio-Libanês concederam entrevista na manhã desta terça-feira (10) para falar sobre a saúde do presidente da República.Os médicos disseram que o presidente chegou consciente ao hospital e depois do procedimento cirúrgico não teve sequela alguma, encontrando-se bem, lúcido, consciente, falando e se alimentando normalmente.
A equipe médica explicou que o hematoma que provocou a internação está entre o osso e o cérebro, ou seja, não está no cérebro. A hemorragia intracraniana era fora do cérebro, e foi fruto da queda ocorrida em outubro deste ano, quando o presidente bateu a cabeça. Para isso, o procedimento feito foi uma trepanação – como uma craniotomia, mas com abertura menor no crânio.
“A gente fez um procedimento para manter o cérebro livre de lesão. O hematoma foi drenado”, explicou um dos médicos.
Roberto Kalil revelou que a primeira-dama, Janja Lula da Silva, esteve ao lado do presidente desde Brasília e é a única acompanhante dele no hospital. E a partir de agora, ele continuará sendo observado pela equipe de médicos do hospital.
“Se tudo correr bem, e está correndo, a previsão é que o presidente retorna à Brasília no começo da próxima semana”, disse Kalil. As informações são do G1.