Em celebração ao Dia Mundial da Reciclagem, comemorado em 17 de maio, a Jacobina Mineração Pan American Silver (JMC) destaca os avanços concretos em sua política de gestão de resíduos e reafirma seu protagonismo na construção de uma mineração sustentável. Com práticas alinhadas à agenda ESG e aos princípios da economia circular, a empresa segue consolidando sua atuação como referência no setor.
Somente em 2024, a JMC reciclou aproximadamente 2.306 toneladas de resíduos sólidos, o equivalente a cerca de 80% do total gerado no ano, que foi de 2.904 toneladas. Os resultados de 2025 também são animadores: até abril, 584 toneladas já foram recicladas, de um total de 759 toneladas. Esse desempenho está diretamente conectado à meta ambiental da empresa para este ano, que busca reduzir em 3% o volume de resíduos não reciclados, com base em seu cenário de referência.
Mais do que cumprir exigências legais, a Jacobina Mineração adota uma gestão de resíduos que busca gerar valor compartilhado com a sociedade. Um exemplo disso é a parceria com a Cooperativa Recicla Jacobina, que fomenta a inclusão social e econômica por meio do reaproveitamento de materiais. A empresa também investe na educação ambiental de seus colaboradores, promovendo campanhas internas de conscientização e capacitação sobre descarte correto e reaproveitamento de recursos.
O compromisso com a sustentabilidade está no centro do modelo de operação da JMC. Esses indicadores refletem um trabalho contínuo de inovação, responsabilidade e parceria com a comunidade. A gestão de resíduos é apenas uma das frentes em que a JMC busca a excelência ambiental com impacto positivo.
Além dos bons resultados, a empresa também se destaca no cenário nacional como uma das pioneiras na adoção da PR 2030 da ABNT, norma que orienta práticas sustentáveis de forma voluntária e proativa, ampliando os padrões de responsabilidade socioambiental na mineração brasileira.
Por meio do seu Programa de Gestão de Resíduos, a Jacobina Mineração aplica soluções de reaproveitamento e reciclagem em toda a cadeia produtiva, priorizando a redução de impactos ambientais, a minimização do envio de resíduos para aterros e o fortalecimento de uma cultura corporativa voltada à sustentabilidade.
Sobre a Jacobina Mineração
A Jacobina Mineração está localizada em Jacobina, no estado da Bahia. Atualmente faz parte do grupo Pan American Silver e opera com cinco minas de ouro subterrâneas: Canavieiras, João Belo, Morro do Cuscuz, Morro do Vento e Serra do Córrego de forma inteligente, descobrindo e transformando recursos de ouro em valor. Respeitar o meio ambiente, as comunidades onde está inserida e trabalhar com uma abordagem segura e sustentável do negócio é um valor fundamental na atuação da empresa.