AO VIVO
99.1 FM

Escola de Cerâmica é inaugurada na comunidade do Pontilhão, em Jacobina




A comunidade do Pontilhão, em Jacobina (BA), foi palco de um momento histórico na noite da última quarta-feira (5). A inauguração da Escola de Cerâmica Pontilhão, por meio do projeto Cultura e Transformação, marca o início de uma nova fase para os moradores da região. A iniciativa é patrocinada pela Jacobina Mineração | Pan American Silver, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura.

O objetivo é fortalecer a tradição ceramista do povo indígena Kiriri, oferecendo estrutura, capacitação técnica e oportunidades reais de renda para os integrantes da Associação Comunitária dos Kiriris. O coordenador do projeto, Douglas de Paula, destacou a importância da valorização cultural e econômica: “A ideia é fortalecer a produção indígena e desenvolver a atividade como um todo. Cultura, identidade e renda caminhando juntas.”

Para Isadora Cerqueira, coordenadora de Comunicação e Comunidades da Pan American Silver, o projeto também é um passo em direção ao turismo cultural: “A comunidade do Pontilhão passa a ser referência, tanto pela valorização da sua cultura quanto pelo potencial turístico que esse tipo de ação pode atrair.”

A Escola de Cerâmica está localizada na Associação Comunitária dos Kiriris, na comunidade do Pontilhão, zona rural de Jacobina. Um território onde a ancestralidade Kiriri se mantém viva por meio da arte e agora encontra novos caminhos para crescer e inspirar.

Texto: Rafhael Nobre
Fotos: Luiz Netto